“Um punhado de pessoas de boa vontade iniciaram um movimento lindo em prol do Caminho da Costa que originou a criação desta associação. Muitos parabéns Via Veteris.”

Artigo 1º
Denominação, sede e duração
A associação, sem fins lucrativos, adopta a denominação VIA VETERIS – ASSOCIAÇÃO JACOBEIA DOS CAMINHOS DE ESPOSENDE, e tem sede na Rua da Senhora da Saúde, número 40, R/ch, Esposende, freguesia de Esposende, concelho de Esposende e constitui-se por tempo indeterminado.

Artigo 5º
A associação tem como fim Estudo, Promoção, sinalização, manutenção da sinalética e divulgação dos Caminhos de Santiago no concelho de Esposende; Apoio ao peregrino, incluindo a disponibilização da credencial de peregrino de Santiago e colaborar com as autoridades locais, no sentido de proporcionar um local de pernoita de peregrinos no concelho de Esposende; Desenvolvimento de iniciativas em prol do estudo, defesa e divulgação do património natural, material e imaterial do concelho, incluindo reconhecimento de percursos pedestres e cicláveis, e acções de alerta e sensibilização ambiental.

— Aos 17 dias do mês de Fevereiro de 2011

Celebração no dia 17 de fevereiro

Sombra de um peregrino no chão. Com o texto: dia 17 de fevereiro de 2022, às 20h00 inauguração de um expositor no Centro de Informação Turística de Esposende, às 20h30 jantar comemorativo com sócios fundadores

17 de fevereiro de 2022: